Conforme a EN ISO 21644:2021, o teor de biomassa de CSR é determinado por meio dos seguintes métodos: análise por carbono-14, dissolução seletiva, ou separação manual. Os resultados de fração de biomassa são expressos por teor de carbono, massa, ou valor energético (poder calorífico superior ou inferior).
O teor de biomassa do CSR é importante quando se avalia o impacto da produção de energia nos gases do efeito estufa.
A norma EN ISO 21644 foi preparada pelo Comitê Técnico 300 da Organização Internacional de Normalização (ISO) em colaboração com o Comitê Técnico 343 do Comitê Europeu de Normalização (CEN). A norma foi aprovada pelo CEN em novembro de 2020, e publicada em janeiro de 2021.
Para mais informações, inclusive sobre recomendações de preparo de amostras, adquira a norma:
BS EN ISO 21644:2021: Solid recovered fuels – Methods for the determination of biomass content
Observação: O Beta Analytic apenas oferece análises segundo a BS EN ISO 21644 pelo método de carbono-14.
Combustíveis sólidos recuperados (CSR) são um grupo heterogêneo de combustíveis derivados de resíduos não perigosos, como resíduos sólidos urbanos, resíduos de construções e demolições, lodo de esgoto, etc. Segundo a EN ISO 21640:2021, o CSR é produzido para ser empregado na geração de energia com a máxima eficiência possível.
Os principais usuários finais de CSR na maior parte dos países europeus são instalações de uso intensivo de energia, como fornos de cimento ou cal, ou usinas movidas a carvão. Outra área onde se prevê o desenvolvimento do uso de CSR é a reciclagem termoquímica de resíduos (IEA Bioenergy, 2020).
O Beta Analytic é acreditado pela ISO 17025 e oferece análises por carbono-14 de alta qualidade segundo a norma EN ISO 21644 por meio de dois serviços:
São necessários apenas 5 a 25 gramas por amostra de CSR. O laboratório subamostrará o material enviado para uma quantidade adequada ao método analítico.
O laboratório é sediado em Miami e possui escritórios de encaminhamento de amostras ao redor do mundo para o recebimento de amostras não-perigosas. Por favor entre em contato antes de enviar amostras para receber as instruções de envio aplicáveis à sua região. Amostras perigosas devem ser enviadas diretamente para a sede do laboratório em Miami, de acordo com as diretrizes da modalidade de envio De Minimis.
A análise por carbono-14 comparada ao método de dissolução seletiva
Combustíveis derivados de resíduos: de resíduos à energia
Combustíveis derivados de pneus
Última atualização: julho de 2021