Programa de rotulagem OK biobased

  • O selo OK biobased, oferecido pelo TÜV AUSTRIA e fundado pela Vinçotte, utiliza um sistema de estrelas para indicar o teor de base biológica de um produto certificado – quanto mais estrelas, maior o teor de carbono de base biológica.
  • Esse programa de rotulagem se aplica a materiais brutos e de base, intermediários e acabados que contenham pelo menos 30% de carbono total e teor de 20% de carbono de base biológica.
  • A certificação OK biobased é válida por cinco anos e não implica a compostabilidade ou biodegradabilidade do produto.

OBSERVAÇÃO: O Beta Analytic não é afiliado ao TÜV AUSTRIA ou ao Programa OK biobased. As partes interessadas são convidadas a contatar o Beta Analytic para obter informações sobre o envio de amostras para a análise como parte da certificação OK biobased.


A certificação OK biobased

A Vinçotte, um órgão de inspeção e certificação da Bélgica, lançou o programa OK biobased em setembro de 2009 para oferecer às empresas uma avaliação independente da renovabilidade de seus produtos. Agora integrado ao Grupo TÜV AUSTRIA, o esquema de certificação OK biobased continua a utilizar o sistema de estrelas para indicar o teor de carbono de base biológica de um produto. Um produto de base biológica com uma estrela contém 20% a 40% carbono de base biológica, enquanto um produto certificado com quatro estrelas contém mais de 80% carbono de base biológica.

OK Biobased Logos
Crédito da imagem: European Bioplastics

OK biobased Certification Process

A certificação para o programa OK biobased pode levar mais de quatro semanas:

1º passo – Coleta de toda a informação necessária do produto, segundo as exigências do programa OK biobased.

2º passo – Análise do teor de carbono de base biológica do produto e do teor de carbono total, seguida pela avaliação dos resultados da análise e certificação.

A duração do 1º passo depende do tempo em que o candidato ao selo consegue fornecer as informações exigidas pelo TÜV AUSTRIA. O 2º passo demora entre duas e seis semanas.

Para iniciar a candidatura, é necessário preencher um formulário na página do TÜV AUSTRIA. Recomenda-se informar-se sobre os custos da certificação do TÜV AUSTRIA antes de enviar amostras para análise.

Informações rápidas:

Qualificação do produto
  • Aplicável a materiais brutos e de base, intermediários, aditivos, e produtos acabados que sejam parcial ou totalmente feitos de materiais e/ou polímeros de progem natural
  • Não aplicável a combustíveis sólidos, gasosos ou líquidos
Requerimentos básicos
  • Cada produto deverá cumprir com estes dois requerimentos:
  • Conter um mínimo de 20% de carbono de base biológica, medido segundo as normas ASTM D6866 ou CEN/TS 16137 (em janeiro de 2020, a OK biobased substituiu a norma ASTM D6866 pela norma europeia EN 16640)
  • Conter um mínimo de 30% carbono total (peso seco), medido segundo o documento TS-OK20 do TÜV AUSTRIA
Número necessário de medições
  • 3 medições por parâmetro (teor de carbono de base biológica e carbono total)
Validade da certificação
  • 5 anos

Fonte: OK biobased Certification Scheme TS OK20 (PDF)

Observações:

– A porcentagem do teor de carbono de base biológica e da fração de carbono total é declarada no certificado, mas não no logotipo.
– A certificação OK biobased não poderá ser usada para declarar compostabilidade ou biodegradabilidade.
– Produtos acabados feitos com materiais ou intermediários certificados não são automaticamente certificados pelo programa OK biobased.

Análises de teor de carbono de base biológica com o Beta Analytic

O Beta Analytic é acreditado pelo ISO/IEC 17025:2017 e apoia a indústria de carbono de base biológica ao oferecer análises precisas conforme as normas ASTM D6866 e EN 16640. A empresa é sediada em Miami e tem escritórios de encaminhamento de amostras em Xiamen, China; Madrid, Irlanda; Londres, Reino Unido; e Nagoya, Japão.

Para o Beta Analytic, uma medição é suficiente para propósitos de pesquisa e desenvolvimento. Para maior credibilidade ou para o cálculo de médias, recomenda-se pelo menos duas medições. Se os resultados da análise de teor de carbono de base biológica forem utilizados para qualquer fim com ramificações legais, a empresa recomenda três a quatro análises.

Última atualização: fevereiro de 2020